cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Como usar as baterias

LillyB
Visitante

Como usar as baterias

Boa noite a todos,

Tenho uma questão relacionada com o uso das baterias nos portáteis e espero que me possam elucidar pois tenho ouvido mais do que uma opinião diferente, mesmo por pessoas que são supostos entendidos no assunto.

Comprei a pouco tempo o meu segundo VAIO e desta vez gostaria de saber a forma certa de usar a bateria.

Por exemplo, se estamos em casa e com o portatil ligado à corrente, devemos ter a bateria tambem instalada? Ou seja, qual e a forma correcta de usar o portatil quando este pode estar ligado a corrente? Deve-se te-lo ligado a corrente e ao mesmo tempo ter a bateria instalada? Ou é melhor remover a bateria?

Eu já ouvi as duas versões e o certo é que com o meu VAIO anterior nunca mantive a bateria instalada enquanto tinha o portatil ligado a corrente. Depois um dia, disseram-me que devia ter sempre a bateria no portatil, mesmo quando ligado a corrente. Quando comecei a fazer isso tive a sensação que a bateria se viciou muito mais rapidamente e nem para 15 minutos dava. Poderia ser a bateria que já tivesse chegado ao seu fim de vida, visto o portatil ja ter 3,5 anos mas em todo o caso fiquei com a duvida.

Agora, com esta nova aquisição, gostava de ter certeza de qual é o melhor procedimento. Alguém me pode ajudar?

Muito obrigada!!

Cumprimentos

3 RESPOSTAS 3
profile.country.pt_PT.title
luisarn
Explorador

Olá,

De facto existem alguns conselhos na utilização da bateria.
Quando utiliza a bateria pela primeira vez, deve carregá-la até ao máximo. (cerca de 12 horas sem interrupções)

Quando estiver ligado à corrente, retire a bateria e guarda-a num local fresco e sem humidade.
Se não remover a bateria e deixá-la ligada a carregar sempre, a mesma vai ficar num estado de "death-charged". Dentro de 1 ano a mesma pode ficar com apenas 20% da capacidade.
No entanto deve manter a bateria com carga mesmo que não esteja a utilizá-la, portanto deve usar a bateria pelo menos 1 vez por mês e depois recarregá-la de novo.

Verifica também se o teu VAIO vem com uma aplicação que se chama "Battery Care".
Esta aplicação permite aumentar a longevidade da bateria limitando o carregamento a certa percentagem (ex: 80%, diminuindo assim a probabilidade de acontecer o "death-charged").

Tenho 2 baterias para o meu VAIO, uma ficou no estado de "death-charged" em um ano, já não aguenta 10 minutos porque está sempre a carregar no portátil.
A outra nova está desligada quando não é utilizada e já tem 7 meses e continua a aguentar bem.

Para mais informações: http://electronics.howstuffworks.com/lithium-ion-battery.htm

luis19martins
Visitante

Olá!

Passou-se o mesmo com a bateria do meu Vaio. Por causa de a manter instalada quando estava ligada à corrente agora só tenho uns 15 minutos de duração.

Disse que agora tem uma bateria nova. Comprou original sony ou de outra marca? É que estava a pensar comprar outra bateria, mas as originais são carissimas.

Cumprimentos

Luís Martins

profile.country.pt_PT.title
luisarn
Explorador

Olá!

Passou-se o mesmo com a bateria do meu Vaio. Por causa de a manter instalada quando estava ligada à corrente agora só tenho uns 15 minutos de duração.

Disse que agora tem uma bateria nova. Comprou original sony ou de outra marca? É que estava a pensar comprar outra bateria, mas as originais são carissimas.

Cumprimentos

Luís Martins

Original. Dependendo do modelo do VAIO, alguns vem com uma aplicação que detecta se a bateria é original ou não. Se não for original não funciona.